A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está confirmada para agosto de 2022 e será realizada no Rio de Janeiro. Realizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, a maior premiação do audiovisual nacional voltará a ser presencial, depois de dois anos em formato remoto por causa da pandemia. O local e a data da festa serão anunciados em breve. Este ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro conta com o Apoio da RioFilme, Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Acompanhamento e Apuração da PwC Brasil.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tradicionalmente acontecia no Rio de Janeiro, mas passou a ser itinerante em 2019 e, nos últimos três anos, foi realizado em São Paulo, com apoio dos governos municipal e estadual. O contrato de apoio para a edição deste ano foi assinado na semana passada, entre a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e a RioFilme, a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
“A volta do Grande Prêmio ao Rio de Janeiro, graças ao apoio da Prefeitura por iniciativa de Eduardo Paes, celebra a itinerância do evento e afirma a colaboração da Academia à recuperação da atividade audiovisual na cidade”, diz Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.
“A nossa cidade depende muito da cultura, que constrói a história e a identidade do Rio de Janeiro. É uma alegria ter de volta do Grande Prêmio à cidade. Isso vai ajudar a fortalecer o setor e o Rio vai voltar a assumir esse protagonismo”, afirma Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
“O Rio de Janeiro é a capital do audiovisual brasileiro. Grande parte das cenas mais marcantes do cinema nacional tem o Rio de Janeiro como cenário. Além de seu papel fundamental na construção de nossa identidade, o setor audiovisual é imprescindível para a geração de emprego e renda. Realizar esta edição do Grande Prêmio em nosso município é, mais uma vez, reforçar o compromisso da Prefeitura do Rio com o retorno do fomento e das políticas públicas voltadas à cultura, este tema tão caro ao nosso país”, destaca Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública do Rio.
“Estamos muito felizes que a RioFilme possa ter contribuído para que o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro volte para casa. É muito importante que um evento, com a importância que o GP tem para o setor, aconteça no Rio de Janeiro. A RioFilme está empenhada e trabalhando para que o Rio seja a Capital do Audiovisual, e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é um parceiro importante para que atinjamos esse objetivo!”, diz Eduardo Figueira, diretor presidente da RioFilme
Ao todo serão 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.